LIMÃO: CONHEÇA O PODER DO FRUTO QUE PREVINE DOENÇAS



O limão, como sempre disseram os mais velhos, oferece diversos benefícios a saúde. Ajuda a prevenir resfriados, a emagrecer e até a evitar problemas de coração e circulação. Também é bom para manter o colesterol sob controle, ajuda no trabalho dos rins, na digestão e na regulação do açúcar do sangue.

Segundo a nutricionista da nutricionista Conceição Trucom “O limão melhora o sistema de defesa do organismo e é um poderoso desintoxicante. Por isso, ajuda a prevenir diversas doenças que muitas vezes aparecem porque nosso corpo está fraco e cheio de toxinas”.

A nutricionista acrescenta que o fruto ajuda a impedir a formação de cálculos renais, além de auxiliar no emagrecimento. “Quem quer perder peso deve incluir o limão na dieta. Ele dá sensação de saciedade mais rápido. Age também como regulador. Se o peso está acima do que deveria, vai ajudar a diminuí-lo”, diz a médica.

Bom para cicatrização


Segundo ela, diabéticos e hipertensos também devem incluir o limão na alimentação. Quem tem úlcera ou gastrite não precisa abrir mão do alimento, que ajuda a cicatrizar feridas, desde que não haja exagero no consumo.

Dicas para consumo:

Limão em sucos – Esprema o limão em outros sucos de frutas como de mamão, laranja e manga. Dessa forma, o limão ajuda a absorver os nutrientes das outras frutas. As mais doces também amenizam o gosto amargo do limão.

Limão antes de comer – Esprema o suco do limão num copo d’água e beba em seguida. O mais recomendável é beber a preparação 20 ou 30 minutos antes das principais refeições.

Limonada suíça – É uma das melhores formas de consumir o limão. A casca tem fibras e nutrientes que os gomos não têm. Para os diabéticos, ajuda ainda mais a regular o açúcar no sangue. A limonada deve ser ingerida logo após o preparo, de preferência sem açúcar, que altera algumas das características terapêuticas. Como o gosto é bem forte, também pode-se optar por outra fruta para acompanhar e beber com gelo.



Comentar

twelve − 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.